domingo, 30 de agosto de 2009

Cheney diz que documentos divulgados revelam que interrogatórios livraram os EUA de ataques

O Globo 25/08/09

RIO - O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Dick Cheney disse, nesta terça-feira, que os documentos da CIA, a agência de inteligência americana, divulgados na segunda-feira, com informações extraídas em interrogatórios, reforçam a sua visão de que as técnicas controversas utilizadas para extrar depoimento de suspeitos de terrorismo preveniram ataques e foneceram informação crucial ao governo americano sobre a al-Qaeda, informou a CNN.
"Os documentos divulgados na segunda-feira claramente demonstraram que pessoas submetidas a técnicas de interrogatório controversas forneceram o volume de inteligência que ganhamos sobre a al-Qaeda. Essa inteligência salvou vidas e preveniu ataques terroristas", disse o ex-vice em um comunicado escrito.

Cheney também criticou a decisão do governo Obama de pedir que um promotor federal determine se agentes da inteligência americana violaram a lei em interrogatórios que alguns comparam a sessões de tortura.

Na segunda-feira, o presidente dos EUA Barack Obama aprovou a criação de uma equipe de elite para interrogar os principais suspeitos de terrorismo. No mesmo dia, o procurador-geral dos EUA, Eric Holder, designou um promotor para examinar quase uma dúzia de casos em que funcionários e contratados da CIA são acusados de ter violado leis de antitortura e outros estatutos ao ameaçar, humilhar e maltratar suspeitos de terrorismo.

Interrogadores armaram falsas execuções - o que é probido pela Convenção Antitortura das Nações Unidas - para tentar assustar os presos e forçá-los a falar, diz o relatório. Em um momento, um tiro foi disparado em uma sala ao lado de onde o suspeitos estava sendo interrogado para que ele pensasse que um outro prisioneiro estava sendo morto naquele momento.

O diretor da CIA,Leon Panetta, disse que boa parte do que está no relatório é "história antiga", e a Casa Branca afirmou que o presidente Obama ainda prefere "olha adiante, e não para trás" no que se refere ao tratamento dado a suspeitos de terrorismo.

Cheney criticou as mudanças anunciadas por Obama e Holder na segunda-feira, dizendo que a decisão de Obama de deixar o Departamento de Justiça "investigar e possivelmente processar funcionários da CIA serve como um lembrete do motivo pelo qual tantos americanos tem dúvidas sobre a habilidade do seu governo em ser responsável pala segurança" do país.

- As atividades da CIA para levar adiante as políticas do governo Bush foram diretamente responsáveis pela derrota do esforço da al-Qaeda em lançar ataques de forte impacto aos Estados Unidos - concluiu Cheney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, livremente, respeitando os limites da legalidade e da ética.

Fórum da Inteligência

Este é um espaço destinado ao debate e à manifestação democrática, livre, coerente e responsável de idéias sobre Inteligência.