segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Cheney reluta em cooperar com investigação sobre a CIA

Dom, 30 Ago, 06h20

WASHINGTON (Reuters) - O ex vice-presidente norte-americano Dick Cheney disse que pode se recusar a falar com um promotor que analisa suspeitas de abuso de prisioneiros da CIA, uma investigação que ele classificou como política e ruim para a segurança nacional.

Cheney foi um dos críticos mais contundentes da decisão do secretário de Justiça Eric Holder na semana passada de nomear um novo promotor especial para analisar a fundo os interrogatórios brutais de suspeitos de terrorismo capturados durante o governo do ex-presidente George W. Bush.


Indagado se conversaria com o promotor John Durham se fosse procurado, Cheney disse no programa de TV "Fox News Sunday": "Vai depender das circunstâncias e do que acredito serem de fato suas investigações. Fui muito direto em minhas declarações sobre esse assunto."


Os casos sob investigação incluem a simulação de uma execução, o uso de uma furadeira para amedrontar um prisioneiro e a técnica de simulação de afogamento conhecida como waterboarding em Khalid Sheikh Mohammed, acusado de ser o mentor do 11 de setembro, em 183 ocasiões.


"Tenho muito orgulho do que fizemos no que diz respeito a defender a nação com sucesso nos últimos oito anos", disse Cheney em entrevista. "E não é necessário um promotor para descobrir o que eu penso. Eu já expressei minhas opiniões."


Cheney disse não saber que métodos foram utilizado à época em casos específicos, mas defendeu os interrogadores, dizendo que "as técnicas intensivas de interrogatório foram absolutamente essenciais para salvar milhares de vidas americanas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, livremente, respeitando os limites da legalidade e da ética.

Fórum da Inteligência

Este é um espaço destinado ao debate e à manifestação democrática, livre, coerente e responsável de idéias sobre Inteligência.