domingo, 23 de agosto de 2009

O garoto que enfrentou militares no Araguaia

O Globo 23/08/09

José Wilson Brito, hoje com 49 anos, conta ter participado do tiroteio em que a guerrilheira Sônia teria sido morta

MILITARES, técnicos e policiais iniciam as escavações na Fazenda Tabocão, em São Domingos do Araguaia (PA)

Evandro Éboli

TARTARUGALZINHO (AP). O personagem central de um dos episódios mais marcantes nos confrontos entre militares e guerrilheiros do PCdoB, na Guerrilha do Araguaia, na década de 70, somente agora tem conhecidos a identidade, o rosto e o paradeiro. O menino camponês que aos 13 anos seguiu para a mata com os comunistas é José Wilson Brito, hoje com 49 anos. Ainda garoto, ele estava ao lado da guerrilheira Lúcia Maria de Souza, de codinome Sônia, quando ela foi morta em combate com a tropa do então capitão Sebastião Curió, na região do Araguaia, em 24 de outubro de 1973.

Wilson, pela primeira vez, fala sobre o assunto, dá detalhes dos três meses em que conviveu com os guerrilheiros e com os soldados. Capturado pelo Exército no fim daquele ano, ele ficou três anos em poder dos militares, que o usaram para reconhecer terroristas e dar informações sobre a localização deles na selva amazônica.

Num momento em que o governo está em busca de restos mortais de desaparecidos políticos no Araguaia, Wilson dá pistas de lugares onde podem ter sido sepultados alguns militantes. Ele diz lembrar com exatidão o local onde foi enterrado o corpo de Rodolfo Troiano, o Manoel, próximo à sede de uma fazenda no Tabocão. Diferentemente da versão oficial, Wilson desconfia dos relatos de que o corpo de Sônia ficou exposto sobre a terra durante um bom tempo, e diz não acreditar que ela esteja enterrada na região de Água Fria, onde nada foi encontrado.


Ilsinho usava um 38 cano longo

Tratado pelos guerrilheiros como Ilsinho, o pequeno camponês conviveu com o grupo do Destacamento A, onde aprendeu técnicas de guerrilha e manuseio de armas. Usava sempre um revólver calibre 38, de cano longo. Pessoa simples e sem escolaridade, Wilson até hoje não sabia que aquelas pessoas usavam nomes de guerra, ou codinomes, e que o acampamento que frequentou chamava-se Destacamento A. Só se refere aos militares como "os federais".

Desde 1990, ele vive em Tartarugalzinho, no interior do Amapá, a 200 quilômetros de Oiapoque, no extremo Norte do Brasil. Por ser um tipo ruivo, ganhou o apelido de Fogoió (cabelo cor de fogo), que, coincidentemente, é o codinome de um dos 60 militantes do PCdoB no Araguaia. Wilson é um assentado da reforma agrária, vive numa casa modesta de madeira, localizada numa rua de terra.

Como outras famílias camponesas que eram abordadas pelos guerrilheiros, os parentes de Wilson os receberam em casa. Desconheciam o propósito daquela gente. Wilson conta que decidiu acompanhá-los em troca da promessa de que dariam a ele condições de estudar.

- Eles eram boas pessoas, tratavam a gente bem, davam remédio e ajuda médica. Não é porque me fizeram essa tragédia, que quase morri, que vou desdenhar deles, dizer que não eram bons. Eles me prometeram escola que nunca chegou. Acho que estava doido quando decidi ir junto - disse Wilson.

O "quase morri" tem relação com o embate que vitimou Sônia. Ele lembra dessa passagem com detalhes e, sem saber, ajuda a esclarecer versões oficiais dessa história. Naquele dia, Wilson deixou o acampamento com a guerrilheira para buscar dois outros companheiros - Valdir (Uirassu Batista) e Cristina (Jana Barroso) - que chegariam à região. Por volta de 15h, passaram pela casa de um mateiro aliado, o Peixinho, e, depois, seguiram para ponto de encontro, na localidade de Bom Jesus.

Sônia retirou o coturno para atravessar um brejo. Quando os dois voltaram, o par de botas tinha desaparecido. Segundo Wilson, ela achou que Valdir e Cristina tinham passado por ali e levado o calçado. Wilson desconfiou e achou que não. Por volta de 18h, ele viu os militares, que gritaram mandando não correr. Logo começaram os disparos.

- Saí correndo. Meu revólver caiu e voltei para pegá-lo. Sônia ficou e trocou tiros com eles. Não consegui dar um tiro. Sentia vento de bala passando do meu lado. Pensei que estava varado. Foram 45 minutos de tiros - revelou Wilson, que não viu Sônia ser morta pelos militares.

Os relatos oficiais desse episódio contam que Sônia foi atingida, caiu, e, ainda assim, conseguiu atirar e acertar Curió e o rosto do coronel Lício Maciel, que comandava aquela ação. No chão, foi morta com mais de 80 tiros. Wilson lembra que ele e Sônia treinavam tiro juntos.

- Fazia a mira na árvore, a dez metros de distância, e usava como alvo. A Sônia acertava na cabeça. Ela usava um 38 e uma espingarda calibre 20. Um dia, me pediu para segurar um cigarro para ela atirar. Não fui, não sou louco. Duda (Luís Renê Silveira) segurou, e o tiro foi no danado do cigarrinho.

De tanto usar arma do lado direito, ele diz que, por ser pequeno, ficou "cambado para o lado", ou seja, com o corpo torto. A arma pesava. No acampamento, todos comiam tatu. Mas quando o cerco dos militares fechou, não cozinhavam para não dar pistas aos militares.

- Passei uma semana comendo somente farinha.

Depois de quase ter morrido na emboscada a Sônia, Wilson decidiu ir embora, mas diz que não conseguiu ser liberado pelos guerrilheiros. Numa última tentativa, revelou que planejava matar o comandante do Destacamento A, André Grabois, o Zé Carlos. Foi liberado e acompanhado até certo ponto da mata, quando teve de devolver seu revólver a Grabois.

- Fiquei com medo de me matarem.


'Era isso ou morrer', diz sobre ajuda ao Exército

Menino passou três meses em bases dos militares, onde identificava militantes presos

Evandro Éboli


TARTARUGALZINHO (AP). Os militares montaram uma operação para prender José Wilson. Uma semana depois de abandonar os guerrilheiros, o menino estava com a família na casa de outros parentes, num local conhecido como Borracheira. Dois helicópteros desceram nas proximidades e soldados armados cercaram a casa e o pegaram. Não houve resistência.

No momento da prisão, ele estava no preparo da mandioca para fazer farinha. Seu pai, Tadeu Feitosa, foi preso e torturado, logo que o filho aderiu aos terroristas.

Logo após ser detido, Wilson disse que foi obrigado a contar aos militares tudo que sabia sobre os guerrilheiros "umas trinta vezes". Tentaram pegá-lo em contradição, mas não conseguiram. Ele se orgulha por nunca ter mentido ou sofrido tortura ou maus-tratos por não cooperar com o Exército:

- Eu não presto (combino) com a mentira. Graças a Deus nunca apanhei e hoje estou vivo para contar essa história

Wilson ficou três anos com os militares, entre as bases em Marabá (PA), no Quartel General em Belém e em outra unidade em Tabatinga (AM). Só foi liberado com o fim da guerrilha, em 1976. Nesse período, acabou virando um colaborador do Exército.

- Era isso ou morrer.

O garoto foi levado para Marabá e ficou três meses na base militar do Incra, em Marabá, onde ajudou a identificar guerrilheiros em fotos e apontar possíveis locais da mata onde poderiam ser encontrados. Não era um preso comum e até ajudava em alguns serviços, como o de ser responsável por organizar a fila dos presos na hora do banho.

- Eram 360 presos. Todos tinham que estar de banho tomado até as 8h. O banho, então, começava a uma da manhã. Para dar tempo.



Desculpas ao pai por ter causado sua prisão

No depoimento ao GLOBO, ele lembrou de uma música que cantava para os presos, na fila do banho. Uma canção intimidadora, que falava de tortura e mentira. Ele também cuidava do acesso dos presos ao banheiro. Grande parte destes detidos era de camponeses acusados de colaborar com os guerrilheiros.

Do período que esteve no meio militar, ele lembra de alguns nomes, como do soldado Jamal, responsável pelos presos e que torturava no Incra. Cobrou dos militares ver seu pai, que estava preso ali, no mesmo local, em outra casa. Foi atendido.

- Abriram uma sala, estava estrelada de homem. E lá meu pai. Tomei sua benção e pedi desculpa por ter causado sua prisão.

Wilson foi para Belém. Lá, o colocaram num quarto com brinquedos, como bola de futebol. Foi a primeira vez que viu um aparelho de televisão. Conseguiu autorização para sair do QG e jogar bola com os meninos da rua.

No tempo que esteve com os militares, Wilson era autorizado a visitar a família no final do ano. Era levado por um helicóptero do Exército até sua casa, que depois o buscava.


'Nossa casa era vigiada o tempo todo'

Irmã diz que José Wilson Brito era 'topetudo e atrevido'

LAURA FEITOSA, irmã de Ilsinho: ela diz que a família foi perseguida

TARTARUGALZINHO (AP). Durante os três meses em que Wilson esteve ao lado dos guerrilheiros, sua família sofreu retaliações e foi sitiada e perseguida. O pai, Tadeu Feitosa, foi preso e torturado. Suas duas irmãs não podiam transitar na região sem autorização dos militares. Quando autorizadas a ir à venda fazer compras, eram obrigadas a usar o que chamam de "divisa", uma espécie de fita que significava que estavam liberadas a passar pelas guaritas montadas pelo Exército.

Laura Baiana Feitosa, de 57 anos, irmã mais velha de Wilson, recorda-se até hoje da primeira visita dos guerrilheiros à casa da família.

- Foi num dia de reza do terço de Nossa Senhora Aparecida. Eram cinco pessoas e até participaram da reza com a gente. Diziam que estavam ali para lutar por nossos direitos, e que a gente não podia ser explorada - diz Laura, que hoje mora em Marabá (PA).

O Exército impôs aos camponeses um toque de recolher: ninguém poderia estar nas ruas após às 18h. À noite, conta Laura, ouvia-se muito tiroteio, além de sobrevoos de helicópteros e aviões.

- Nossa casa era vigiada o tempo inteiro. Foram três meses de ordem.

Laura se lembra bem de Sônia e conta que a guerrilheira, que chegou a estudar medicina do Rio antes de seguir para o Araguaia, ajudou no parto de uma tia dela. Laura diz que Wilson era uma garoto "topetudo e atrevido", e que foram os guerrilheiros que pediram levá-lo. O pai inicialmente hesitou, mas acabou convencido.

- Ele (Wilson) ficou todo metido porque aquele pessoal era de fora e usava arma, mas chorei muito quando ele foi embora - diz Laura, que não vê o irmão há sete anos.

Hoje, no Amapá, Wilson afirma que não sabia de nada do que estava acontecendo com sua família na época.

- Não tinha noção de nada disso.

Wilson vai entrar com pedido de indenização na Comissão de Anistia. Ele afirma que o tempo que passou com os militares também não foram fáceis:

- Esses anos que fiquei lá com eles também foram uma prisão. Sofri dos dois lados, com guerrilheiros e com militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, livremente, respeitando os limites da legalidade e da ética.

Fórum da Inteligência

Este é um espaço destinado ao debate e à manifestação democrática, livre, coerente e responsável de idéias sobre Inteligência.