terça-feira, 1 de março de 2011

Carta aberta aos oficiais de inteligência da ABIN


CARTA ABERTA AOS OFICIAIS DE INTELIGÊNCIA DA ABIN

                                                      
Senhores,
             A revista “ISTO É” editada em 16/02/2011 publicou matéria dando conta de insatisfação de uma parcela de integrantes da ABIN, por motivações diversas. Chamaram-me a atenção algumas alegações radicalizadas típicas de quem tem interesses contrariados com vínculos ideológicos exacerbados: ”herança maldita”, “ovo de serpente”, “ex-integrante do SNI”, ex-R2, “parente de general do tempo da repressão”, denúncia de que a ABIN ”monitora o MST”, adjetivação de “araponga” etc.
             Ora, senhores, todos temos herança de alguma coisa de que não gostamos; mas ninguém tem o direito de generalizar as suas opiniões para denegrir a própria Instituição a que serve ou alguns profissionais dela integrantes, por suas origens, muito menos sem o conhecimento de causa suficiente para julgar.
             Creio que ainda esteja escrito numa parede da  antiga ESNI a frase de “um general do tempo da repressão” que deve continuar norteando a sua classe profissional:“ A VERDADE É A ESSÊNCIA DA INFORMAÇÃO”; ou será que apagaram porque foi escrita por um general?
             O profissional de Inteligência, além de capacitado intelectualmente, precisa ser detentor de equilíbrio psicológico que o habilite a suportar as adversidades de antipatias e opiniões sectárias, particularmente do jornalismo descomprometido com a verdade que também está cheio de “arapongas”.
             O operador da área de Inteligência precisa entender que não é dono do conhecimento que produz nem pode cobrar do usuário final qualquer decisão consequente; se a sua agência monitora A, B ou C, é o Presidente da República, como usuário final, quem decide quanto à sua utilidade.
             Agora, senhores, levar a público a natureza do trabalho investigativo é o pecado mortal de integrantes de qualquer Serviço de Inteligência. Se fazem isso para agradar a setores de um partido político, lembrem-se que trabalham para uma Chefe de Estado.
              Muitos militares ou ex-militares foram selecionados para os serviços de Inteligência por suas virtudes cultivadas e provadas nas suas Instituições de origem e  por que são homens disciplinados afeitos ao trabalho diuturno, e não trabalham de olho no relógio ou no próximo fim de semana. A sua disciplina e dedicação repassadas à corporação, certamente, incomodam àqueles que não tiveram a sorte de passar pelo cadinho em que se forja o caráter, se cultiva a virtude e se fortalece a vontade.
             Se os senhores alimentam esse ultrapassado ranço contra militares, que sejam ao menos responsáveis para entender que alimentar antagonismo entre Órgãos de Inteligência é prestar um desserviço ao Estado e ao próprio governo, por suas perturbações inconsequentes.
             Libertem-se das suas ideologias, sejam lá quais forem, ajam como verdadeiros homens de Inteligência ou mudem de emprego; por que esse é um sacerdócio e um estilo de vida.
TC REF JOSÉ GERALDO DA SILVA                                               
  ”A VERDADE É A ESSÊNCIA DA INFORMAÇÃO”   

Um comentário:

  1. Francisco J.S. da Silva1 de abril de 2011 às 22:50

    Realmente, Inteligência é Apanágio dos Nobres... Valores como Honra, Nobreza, Patriotismo e verdade estão em desuso nos nossos dias. Até mesmo na caserna manter a disciplina está difícil. Infelizmente, a Sociedade está cheia dos "Filhos das Diretas Já". Queriam Democracia, agora estamos colhendo seus frutos...em todos os segmentos da nossa sociedade. Pobres militares, são vistos como criminosos piores que os corruptos que dominam a vida pública! É melhor recuar e reagrupar! Este Povo não precisa de nós, que tenham o que merecem...

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, livremente, respeitando os limites da legalidade e da ética.

Fórum da Inteligência

Este é um espaço destinado ao debate e à manifestação democrática, livre, coerente e responsável de idéias sobre Inteligência.