segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Inteligência e Soberania


Hércules Rodrigues de Oliveira – Mestre em administração, professor do Uni-BH.


O patriarcado converteu o que era público em privado. Ele se consolida com a revolução neolítica (última etapa da Pré-história), dando início ao processo civilizatório quando, o homo sapiens, se vê de caçador a criador e de coletor a agricultor. Nessa época surge também a metalurgia que, com o domínio da técnica de fundição pelos artesãos especialistas, aponta o avanço do conhecimento que indubitavelmente se fez representar na superioridade militar, despertando o espírito aguerrido e as expedições de combate e conquista, escrevendo a aventura humana com sangue e dor.
Da revolução neolítica à revolução digital, muita história se passou, pois a sociedade agrícola transmuda para a sociedade do conhecimento, transportando a base técnica artesanal para a eletrônica e microeletrônica. As armas de sílex do homem de Cro-Magnon, converteram-se nas armas do homo sapiens sapiens, com componentes de silício, nióbio, titânio, tungstênio, vanádio etc. No caso do nióbio, restrito a um tipo especial de aço inoxidável e exclusivo para algumas superligas, é bom saber que as três maiores reservas no mundo estão localizadas no Brasil – Araxá/MG, Catalão e Ouvidor/GO).
No passado a Pax Carthagena envolveu o domínio do Mediterrâneo por Cartago até a sua destruição pelo Império Romano. Hoje, assistimos em nossa contemporaneidade a Pax Americana, que atende um conceito geopolítico de imposição de um cenário internacional unipolar, ditando a nova ordem mundial, desnudada em farta documentação entregue ao mundo, de bandeja, pelo site Wikileaks. E, na bandeja, o governo estado-unidense quer a cabeça de seu fundador, Julian Assange, alvo sobre suposto estupro cometido em agosto deste ano.
Assange aguarda em Londres (parceiro que USA e abusa) sua extradição para a Suécia. Roman Polanski, na Suíça, teve maior sorte, pois por crime semelhante, não foi extraditado para os Estados Unidos.
Daí a importância de se compreender duas entre as onze ameaças identificadas pela Política Nacional de Inteligência (PNI), à disposição do Gabinete da Presidência da República: a) interferência externa – que deve ser entendida como “ação deliberada de governos, grupos de interesse, pessoas físicas ou jurídicas que possam influenciar os rumos políticos do país com o objetivo de favorecer interesses estrangeiros em detrimento dos nacionais”; e b) ações contrárias à soberania nacional – como sendo aquelas que “que atentam contra a autodeterminação, a não ingerência nos assuntos internos e o respeito incondicional à Constituição e às leis”. Citamos a preocupação legítima e constante do direito sobre seus recursos naturais, tais como jazidas de nióbio e nossa biodiversidade.
De boa lembrança o registro sobre o diplomata Rui Barbosa de Oliveira, que na 2ª Conferência Mundial de Paz, em Haia, na Holanda, em 1907, disse:  “Não há nações grandes ou pequenas quando se trata de liberdade e soberania”. Registra-se que soberania rima com ciência e tecnologia, ferramentas sem os quais não há como romper a barreira da dependência e do subdesenvolvimento.
Dos milhares de documentos que mostraram as comunicações diplomáticas secretas dos EUA não restam dúvidas do descaso e da arrogância daquela gente com a soberania dos povos, que para eles prevalecem acima de tudo, os interesses norte-americanos em todas as áreas do conhecimento e a identificação de tudo aquilo que lhe interessa em tomar posse.
A nação brasileira não pode ser ingênua no que diz respeito à percepção e à conduta dos Estados nacionais na conjuntura mundial, pois cristalino está que o ambiente internacional caracteriza-se pela continua competição, buscando estes players, melhorar seu respectivo posicionamento estratégico.
Nossas jazidas de nióbio, minério de ferro, manganês, petróleo e a Amazônia se tornaram preocupação dos EUA. Quanta gentileza! Não podemos mais, diante de tudo que estamos assistindo, continuarmos parceiros silenciosos do triste fenômeno da tragédia anunciada por pura conivência. Lembremo-nos que na mitologia grega, Niobi perdeu tudo que tinha e, de tanto chorar, Zeus se compadeceu de sua dor, transformando-a em rocha vertendo água.

Um comentário:

  1. Ai, Ai, Ai...
    Parece me que nos resta chorar!!!
    Mas o choro não vai ser causado pela ingenuidade dos nossos governantes e sim pela absoluta incompetência no que se refere a Inteligência.
    E somando ao desleixo de se preparar para o futuro, existe a negligência em cuidar do que temos no momento. Até quando o litoral brasileiro será nosso? Até quando a Amazônia será nossa? (será que ainda são?) Até quando estaremos assinando Acordos Internacionais que não nos beneficiam em nada? Se precisarmos de usar as forças armadas, elas estarão preparadas para enfrentar quem? Nossos inimigos externos não são os traficantes que que fugiram pelas favelas.
    Bem, pelo andar da carruagem, vou preparar alguns lenços...vamos todos precisar.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, livremente, respeitando os limites da legalidade e da ética.

Fórum da Inteligência

Este é um espaço destinado ao debate e à manifestação democrática, livre, coerente e responsável de idéias sobre Inteligência.