sábado, 5 de setembro de 2009

Lição de vida

Estado de Minas 05/09/09

Maria Hortencia Ceglia Fontão Teixeira - Advogada em Campinas (SP)

Dizem que Deus chama para si, primeiro, os melhores... (vide o caso de Dona Ruth Cardoso, que foi retirada abruptamente do nosso convívio). Em assim sendo, um dia Deus olhou para José Alencar e pensou: “Está na hora dele... Já se formou, já casou, já teve filhos, constituiu patrimônio razoável com seu trabalho.... É... Vou chamá-lo para mim...” e, vapt, lançou um câncer fatal no organismo do seu escolhido. Internado no hospital, José Alencar recebe a visita de Deus:
– Vamos, Zé... chegou a sua hora...
– Mas Senhor – retruca José Alencar – é tão cedo... Preciso ver os meus netos...
– Mas você já os viu – responde o Senhor.
– Não, preciso ver os meus netos se formarem...
– Ah! Entendi. Pois bem, façamos o seguinte – propôs Deus – se você aguentar a carga de sofrimento que está por vir, com certeza presenciará a formatura de seus netos...
– Obrigado, meu Deus, por sua eterna bondade – respondeu um José Alencar cheio de vida.
Pouco tempo depois, o segundo teste é lançado por Deus: novo câncer se instala no organismo de seu “eleito”.
De volta ao hospital, José Alencar recebe novamente a visita de Deus:
– E aí, Zé, vamos embora? – pergunta Deus.
– Mas será possível, sô? Basta eu entrar no hospital para dar uma guaribadinha na lataria, que já vem o Senhor com esta conversa mole de novo?
Resignado, Deus foi embora sem levar o seu amigo. Meses depois, a doença novamente pega de surpresa o predileto de Deus. Nova visita, nova despedida. Assim se passaram 12 anos. Já cansado, Deus não aguentava mais aquele sujeitinho tinhoso, que teimava porque teimava continuar vivo. Enfim, na 15ª cirurgia, o Senhor resolveu ter uma conversa definitiva com José Alencar.
– Bom, Zé, agora já chega... Realmente você está de parabéns pela sua persistência, mas seu tempo acabou. Você já viu seus netos se formarem e até virou vice-presidente da República para melhor ajudar o seu povo. Agora, chega! Preciso de você lá no céu...
– Senhor, com todo o respeito, acho que mereço uma última oportunidade...
– Qual seria, José Alencar? – Indagou Deus já ressabiado.
– A de ver os meus bisnetos- falou um aflito José Alencar.
– Ainda bem que eles já estão chegando – retrucou um Deus mais aliviado.
– Não! – bradou o forte José Alencar. Quero ver os meus bisnetos se formarem!
Às gargalhadas, Deus então não resistiu:
– Tá bom, Zé, você venceu. Venha quando quiser, o seu lugar ao meu lado estará eternamente reservado. Eu lhe prometo não importuná-lo mais...
E finalizou o Senhor: – Se a metade dos políticos brasileiros tivesse a dignidade, a perseverança, o amor pelo próximo e, acima de tudo, a paixão pela vida que você tem, realmente o Brasil seria um país muito melhor.
E Deus, finalmente, foi-se embora. Parabéns, senhor vice-presidente, principalmente para nós, brasileiros que, com muito orgulho, ainda o temos entre nós. Que Deus não quebre a sua promessa e que o senhor, daqui a muito tempo, já muito velhinho e com os bisnetos formados, finalmente diga: “Bom, minha gente, chegou a minha hora. Deixo para vocês o meu maior patrimônio: a minha vida. E até a semana que vem, se Deus quiser...e Ele há de querer, porque não sou eu quem vai ficar sentado ao Seu lado, sem fazer nada, por mais de uma semana...”
Este é, com certeza, o nosso José Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, livremente, respeitando os limites da legalidade e da ética.

Fórum da Inteligência

Este é um espaço destinado ao debate e à manifestação democrática, livre, coerente e responsável de idéias sobre Inteligência.