sábado, 18 de julho de 2009

Plano da CIA foi suspenso já na reta final, diz 'Post'

Escondido do Congresso por 8 anos, programa de Dick Cheney pretendia matar terroristas
O Globo 18/07/09

WASHINGTON. O programa antiterrorista que o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, é acusado de ter escondido do Congresso durante oito anos - e que tinha como objetivo capturar ou matar membros da rede terrorista al-Qaeda - deveria entrar em sua fase de "treinamento" quando o atual diretor da CIA, Leon Panetta decidiu suspendê-lo, informou o "Washington Post". O programa foi revelado no domingo pelo "New York Times" e provocou fortes reações dos parlamentares.
Panetta, segundo o "Washington Post", ficou sabendo do projeto quando recebeu a proposta "de fazer entrar o plano em uma fase mais operacional, de treinamento" dos agentes, contou ao jornal um dirigente da CIA, que não quis ser identificado.
Nomeado pelo presidente Barack Obama no início deste ano, Panetta decidiu pôr um ponto final ao projeto e informar aos parlamentares, que nada sabiam do programa criado em 2001.
Dennis Blair, chefe da inteligência americana, disse ao "Post" que apoiou a decisão de Panetta de abortar o projeto. Porém, ao contrário dos deputados democratas, Blair considerou que a CIA não infringiu a lei ao não informar o Congresso durante oito anos.
- É uma questão de julgamento. Contudo, nossa opinião é que é sempre preferível trabalhar em cooperação com o Congresso - afirmou.

Fim do programa não é fim da luta, diz Blair
Blair, que também foi nomeado por Obama, ressaltou que o fim do programa secreto "não significa de nenhuma forma" que Washington esteja baixando a guarda na luta contra a rede terrorista al-Qaeda.
- Nossa primeira preocupação é com a eficiência, e vamos continuar trabalhando para combater os terroristas. Mas não vamos adotar medidas que não consideramos adequadas - afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, livremente, respeitando os limites da legalidade e da ética.

Fórum da Inteligência

Este é um espaço destinado ao debate e à manifestação democrática, livre, coerente e responsável de idéias sobre Inteligência.