sexta-feira, 31 de julho de 2009

Resgate da pedagogia

Estado de Minas 31/07/09

Valorização do professor passa por recuperar a tradição pedagógica
João Batista Araújo e Oliveira
Presidente do Instituto Alfa e Beto

Pedagogia faz diferença. Essa é a tese que será defendida no Seminário Internacional promovido pela Associação dos Professores Públicos de Minas Gerais (APP), em parceria com o Instituto Alfa e Beto. O seminário Profissão professor: o resgate da pedagogia será realizado em Belo Horizonte em 31 de agosto, com o claro objetivo de demonstrar que a valorização da profissão do professor passa pelo resgate da pedagogia. Por que resgatar a pedagogia? Que pedagogia cabe resgatar? A partir do Romantismo, no século 19, e com intensidade maior no século 20, a pedagogia foi alvo de intensas críticas por filósofos, sociólogos e educadores. O alvo sempre foi o mesmo: a pedagogia tradicional. Para facilitar as críticas, a pedagogia tradicional sempre foi apresentada como o que há de pior. No processo, em vez de criticar eventuais limitações da pedagogia tradicional, o que se perdeu foi a tradição pedagógica. É isso que cabe resgatar.
Mas qual a essência da tradição pedagógica? A essência da tradição pedagógica é ensinar. As evidências científicas – cada vez mais contundentes e rigorosas – demonstram a diferença que faz o professor que domina os conteúdos e que sabe ensinar. O ensino deve ser intencional, direto, estruturado, sistemático, dirigido. Nada disso implica abandonar a atenção pessoal ao aluno, a motivação e os cuidados com a linguagem.
Os resultados do sistema educacional de Minas Gerais refletem exatamente a situação econômica do estado, ou seja, o desempenho dos alunos se explica mais pelo nível sócioeconômico das famílias do que pela diferença trazida pela escolha. Se o fator sócioeconômico for controlado, os resultados seriam equivalentes aos dos demais estados. Esse é o desafio a ser encontrado: criar uma escola que realmente faz diferença.
O resgate da tradição pedagógica se faz com o uso dos conhecimentos científicos. O seminário vai mostrar como a evidência científica sugere que, quando determinados princípios e práticas são adotados, os resultados são melhores. O seminário oferecerá uma visão aprofundada de três temas específicos – a alfabetização, o ensino da língua materna e o ensino da matemática. Os educadores serão surpreendidos com as evidências científicas sobre o ensino dessas disciplinas.
Um professor – como qualquer profissional – não é um mágico: ele é tão bom quanto os métodos que utiliza. Questões como o que é alfabetizar, quais são os métodos mais eficazes, se devemos ensinar gramática ou se é preciso ensinar tabuadas e frações serão debatidas à luz da evidência científica mais atualizada e das práticas de ensino utilizadas nos países em que a educação constitui, de fato, um instrumento de promoção da equidade e de mobilidade social. O convite está feito. Vamos resgatar a tradição pedagógica? Vamos voltar a ensinar? Vamos resgatar o orgulho de ser professor?

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