terça-feira, 14 de julho de 2009

Plano era matar membros da Al Qaeda

Jornal do Brasil 14/07/09

A pedido de ex-vice Dick Cheney, CIA teria investido recursos em planejamento e treinamento

Cresce a pressão para o governo de Barack Obama investigar a era Bush. Suspeitas e acusações envolvendo o ex-vice-presidente americano, Dick Cheney, em meio à queda-de-braço entre democratas no Congresso e a Agência Central de Inteligência (CIA), desdobraram-se em um novo capítulo com a revelação de que a CIA lançou uma iniciativa, em 2001, com o objetivo de levar adiante uma autorização presidencial para capturar ou matar integrantes da Al Qaeda.
Segundo ex-funcionários do governo, a agência teria investido recursos no planejamento e treinamento. O plano não havia sido completamente implementado quando foi barrado pelo diretor da agência, Leon Panetta, segundo as fontes.
O plano, que foi escondido do Congresso, não chegou a ser colocado em prática pela CIA. O Exército americano, no entanto, realizou alguns assassinatos, sendo um deles no Quênia. O episódio fez com que autoridades americanas se vissem diante de uma saia-justa, uma vez que o governo queniano não havia sido informado da operação.
De acordo com um oficial de inteligência aposentado, não informar os governos dos outros países seria uma questão crucial para o sucesso do plano.
– Se há um membro da Al Qaeda circulando por determinado lugar, nós deveríamos agir por nós mesmos, diretamente, sem fazer muito barulho – lembrou, ao acrescentar que os EUA resolveram agir depois de ver que alguns países não poderiam cooperar.
A justificativa para fundamentar a chamada guerra ao terror, revanche na qual os ataques se apoiavam no trauma pós-11 de Setembro, não sensibilizou democratas.
– Trata-se de um problema grave. Eu entendo as necessidades daquela época, mas acredito que você enfraquece seus motivos se age fora da lei – declarou a senadora democrata Dianne Feinstein, também presidente da Comissão de Inteligência do Senado americano.
Membros do Partido Democrata disseram querer levar adiante uma investigação contra a administração do ex-presidente George Bush, após as denúncias sobre o plano de Cheney.
– O ideal seria uma comissão para investigar denúncias sobre tortura e atividades de contraterrorismo – afirmou o democrata Patrick Leahy, chefe do comitê de Justiça do Senado, no domingo.
Republicanos criticaram a iniciativa democrata. O senador texano John Cornyn disse que a CIA deveria ter avisado o Congresso do plano, mas a manobra parece uma manobra política. Já o senador Judd Gregg defendeu a agência:
–É um ataque contínuo à CIA e a nossas organizações de inteligência.
O escândalo surge no momento em que ganham força rumores de que o procurador-geral, Eric Holder, deve abrir um processo para apurar se a CIA torturou presos durante a "guerra ao terror".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, livremente, respeitando os limites da legalidade e da ética.

Fórum da Inteligência

Este é um espaço destinado ao debate e à manifestação democrática, livre, coerente e responsável de idéias sobre Inteligência.