sábado, 1 de agosto de 2009

Desmatamento da Amazônia tem queda

Ministro do Meio Ambiente diz que redução é significativa, mas não dá para comemorar
Adauri Antunes Barbosa

SÃO PAULO. O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) registrou que, em junho último, foram desmatados 150 quilômetros quadrados na Amazônia Legal, o que representa uma queda de 75% em relação ao mesmo mês de 2008, quando o desmatamento chegou a 612 quilômetros quadrados.
Segundo a ONG, o desmatamento acumulado de agosto de 2008 a junho de 2009 foi de 1.234 quilômetros quadrados, uma redução de 74% em relação ao ocorrido no mesmo período do ano anterior - de 4.755 quilômetros quadrados.
O estado que mais desmatou foi o Pará, com 47% do total registrado, seguido pelo Mato Grosso com 30%. Nesses dois estados foram registrados 77% do desmatamento do período. Os demais 23% foram distribuídos entre Rondônia, Roraima, Amazonas, Acre e Tocantins.
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, achou positiva a redução, mas disse que ainda não é hora de comemorar.
- O desmatamento ainda está alto, isso é intolerável. Mas caiu bastante, sobretudo pelo incremento de medidas como aumento da fiscalização, corte do crédito para os desmatadores, o leilão do boi pirata e o aumento das barreiras policiais nos principais entroncamentos de estradas.
O Globo 01/08/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, livremente, respeitando os limites da legalidade e da ética.

Fórum da Inteligência

Este é um espaço destinado ao debate e à manifestação democrática, livre, coerente e responsável de idéias sobre Inteligência.